O que seu papel de parede diz sobre você, segundo a psicologia

A imagem escolhida como papel de parede do celular pode revelar muito sobre a situação atual e a personalidade de uma pessoa. Para a psicologia — a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, como emoções, pensamentos, percepções, aprendizado e motivações — uma foto de paisagem, por exemplo, transmite mensagens bem diferentes de uma imagem com amigos.
Nos últimos dias, viralizou a notícia de que o presidente dos EUA, Donald Trump, usava uma foto dele mesmo como papel de parede no celular.
Após a repercussão, o jornal britânico Daily Mail entrevistou Holly Beedon, diretora clínica da organização Living Well UK, que afirmou: “O papel de parede pode oferecer uma janela sutil, mas reveladora, sobre como nos vemos, o que valorizamos e para onde nossa atenção naturalmente gravita.”
Entenda o que seu papel de parede diz sobre você, conforme a psicologia
Ela destacou que, embora não seja possível fazer um diagnóstico definitivo com base em uma única imagem, padrões e preferências visuais podem fornecer pistas sobre nossas prioridades emocionais e mensagens inconscientes.
Leia mais: O que ouvir áudio no WhatsApp em 2x indica, segundo psicologia
Ou seja, dependendo do tipo de imagem escolhida como papel de parede, é possível identificar traços de personalidade ou o estado emocional da pessoa:
Foto de si mesmo
Quando alguém opta por uma imagem pessoal como papel de parede, essa escolha pode estar relacionada à autoimagem, autoestima ou necessidade de autoafirmação. Também pode refletir orgulho por um momento especial da vida ou por uma fase que se deseja lembrar constantemente.
No caso de Trump, a especialista comentou: “Ele pode ser visto como egocêntrico e, em alguns casos, isso é verdade.”
“Esse tipo de imagem pode estar associado a traços narcisistas, especialmente o desejo de admirar a própria imagem ou manter uma identidade específica”, explicou Holly.
No entanto, ela destaca que nem sempre é algo tão simples: muitas pessoas usam uma foto lisonjeira de si mesmas tirada em um período em que se sentiam confiantes, motivadas ou empoderadas. Nesse caso, a imagem funciona quase como um estímulo visual de motivação pessoal.
Foto do casal
Escolher uma foto do casal como papel de parede demonstra proximidade emocional, foco romântico e o desejo de manter sempre aquela pessoa especial presente no pensamento.
Sobre essa escolha, Holly disse: “Isso pode indicar que o relacionamento é o centro da vida dessa pessoa ou que ela encontra conforto e motivação ao ver o parceiro todos os dias. Para alguns, é uma maneira de fortalecer a conexão e a intimidade em meio a uma rotina agitada ou estressante.”
Fotos de família

Refletem laços emocionais fortes, um senso de pertencimento e a necessidade de proximidade ou proteção. Podem expressar amor, nostalgia ou gratidão por esses vínculos. “Geralmente, isso representa laços profundos e valores enraizados no cuidado, na tradição ou na identidade”, afirmou a especialista.
Foto do animal de estimação
Ter o pet como papel de parede pode demonstrar um vínculo afetivo intenso e o quanto aquele animal representa uma fonte constante de conforto. “Animais de estimação costumam trazer uma energia tranquila e alegre para o dia de uma pessoa”, comentou Holly.
Veja também: O que significa não seguir de volta no Instagram, segundo a Psicologia?
Fotos com amigos
“Essas pessoas valorizam profundamente as conexões sociais e os relacionamentos que escolhem”, afirmou Beedon. A escolha de colocar amigos como destaque na tela do celular pode refletir uma fase da vida em que essas amizades são o principal sistema de apoio emocional.
Fotos de paisagens
Segundo Holly, “as pessoas que escolhem paisagens geralmente valorizam a atenção plena, a solitude ou sentem que são mais elas mesmas quando estão em contato com a natureza.”
Muitas vezes, essas imagens servem como lembretes visuais para desacelerar ou voltar mentalmente a um estado de calma, especialmente em momentos de estresse na rotina.