Conheça o carro voador chinês que já está sendo testado em Dubai
A empresa chinesa Xpeng exibiu seu primeiro carro voador ou veículo elétrico de decolagem vertical (eVTOL) para duas pessoas chamado ‘X2’ em Dubai.
Durante a edição GITEX Global (maior feira de tecnologia do mundo), a inovação fez um voo curto de forma autônoma e sem passageiros, após concluir a avaliação de risco e obter a autorização especial de voo da Autoridade de Aviação Civil de Dubai.
O X2 é a quinta geração do conceito de carro voador da empresa, possui oito hélices acionadas por oito motores elétricos independentes, é alimentado por baterias e usa ‘Propulsão Elétrica Distribuída’ (DEP) como sistema de propulsão.
Características do carro voador X2
Se falarmos de suas principais características técnicas, o veículo atinge velocidade máxima de 130 quilômetros por hora, tem autonomia de 35 minutos, pode voar a uma altura de 1.000 metros, pesa 560 quilos e foi construído com alumínio e fibra de carbono.
Em relação ao seu design minimalista, o carro voador é semelhante a uma lágrima, inclui um tablet entre os dois assentos para fornecer uma interface de direção e permitir operações de decolagem ou pouso, e além disso, há um computador que é responsável pelo planejamento autônomo de a trajetória de voo.
Especificamente, o X2 será usado para futuros voos urbanos de curta distância e transporte médico de emergência. De momento, o preço ainda não está confirmado , mas estima-se que varie entre os 150.000 e os 250.000 euros.
O primeiro táxi voador espanhol ligará Barcelona, Valência e as Ilhas Baleares e poderá estar operacional em 5 anos
Haverá uma sexta geração?
O próximo modelo Xpeng poderá ser conduzido na estrada e no ar , já que terá rodas e um sistema para dobrar e desdobrar motores.
Outras atualizações serão um sistema de percepção do ambiente e terão um volante para condução e uma alavanca para modos de voo.