NotíciasTecnologia

Neuralink: quando Elon Musk pretende implantar chip no cérebro humano?

 A Neuralink Corp. de Elon Musk pretende começar a colocar seu implante cerebral de computador do tamanho de uma moeda em pacientes humanos dentro de seis meses, anunciou a empresa.

A Neuralink vem refinando o produto, que consiste em um pequeno aparelho e fios com eletrodos, junto com um robô que retira um pedaço do crânio de uma pessoa e o implanta no cérebro.

Quando Elon Musk pretende implantar chip no cérebro humano?

As negociações em andamento com a Food and Drug Administration dos EUA foram bem o suficiente para a empresa direcionar seus primeiros testes em humanos nos próximos seis meses, de acordo com Musk.

Neuralink: quando Elon Musk pretende implantar chip no cérebro humano?
Neuralink: quando Elon Musk pretende implantar chip no cérebro humano?

Musk revelou trabalhar em dois produtos principais, além da interface cérebro-computador. Ele está desenvolvendo implantes que podem entrar na medula espinhal e potencialmente restaurar o movimento de alguém que sofre de paralisia. E ele tem um implante ocular destinado a melhorar ou restaurar a visão humana.

“Por mais milagroso que possa parecer, estamos confiantes de que é possível restaurar a funcionalidade do corpo inteiro de alguém que teve uma medula espinhal cortada”, disse Musk no evento. Quanto ao trabalho de visão de Neuralink, ele acrescentou que “mesmo que nunca tivessem visto antes, temos certeza de que podiam ver”.

Objetivo da BCI

O objetivo da interface cérebro-computador, conhecida como BCI, é inicialmente permitir que uma pessoa com uma condição debilitante, como esclerose lateral amiotrófica (ALS) ou sofrendo após um derrame, se comunique por meio de seus pensamentos. A empresa demonstrou isso com um macaco “digitando telepaticamente” em uma tela à sua frente.

O dispositivo Neuralink traduz picos neurais em dados que podem ser interpretados por um computador. A esperança de Musk é que o dispositivo um dia se torne popular e permita a transferência de informações entre humanos e máquinas .. Ele há muito argumenta que os humanos só podem acompanhar os avanços feitos pela inteligência artificial com a ajuda de aprimoramentos semelhantes aos do computador.

“Você está tão acostumado a ser um ciborgue de fato”, disse Musk. “Mas se você está interagindo com seu telefone, você está limitado.”

A tecnologia de interface cérebro-máquina tem sido pesquisada e avançada pela academia há décadas. No entanto, a entrada de Musk na arena estimulou uma onda de investimentos de capital de risco em startups e ajudou a impulsionar o campo em um ritmo muito mais rápido. 

Como será a implantação do chip Neuralink?

O tipo de cirurgia cerebral proposto pela Neuralink é invasivo. Um paciente deve ter um pedaço de seu crânio removido e permitir que os fios sejam implantados em seu tecido cerebral.

A Neuralink testa primatas há anos para mostrar que a cirurgia é segura e que o implante pode permanecer dentro do cérebro por longos períodos de tempo sem causar danos.

A vantagem da Neuralink sobre seus rivais é o poder de processamento. A aposta de Musk é que cirurgias mais invasivas, aliadas a maiores capacidades de computação, ajudarão o hardware da Neuralink a obter melhores resultados e restaurar mais funções em humanos do que os produtos concorrentes.

Calendário e prazos

A empresa de Musk já perdeu alguns dos cronogramas ambiciosos do bilionário para colocar o implante BCI nas pessoas. Em reuniões com sua equipe nos últimos meses, Musk exortou seus engenheiros em termos diretos a trabalharem mais rápido e com mais afinco. 

“Todos estaremos mortos antes que algo útil aconteça”, disse Musk à sua equipe durante uma recente reunião de revisão de produto. “Precisamos intensificar. Precisamos enviar produtos úteis.” 

Musk expressou medo de que os avanços na IA superassem o trabalho que está sendo feito na Neuralink, tornando os esforços da empresa inúteis.

Algumas das principais preocupações da Neuralink com o implante BCI são garantir que o robô possa realizar cirurgias rapidamente e com danos mínimos ao corpo. Musk prevê um dia em que as pessoas receberão implantes cerebrais como um procedimento ambulatorial rápido.

A paralisia e o trabalho com os olhos começaram há relativamente pouco tempo, e Musk tem pressionado suas equipes para avançar com a tecnologia mais recente em um ritmo recorde.

Autumn Sorrells, diretora de cuidados com animais da Neuralink, tem trabalhado para garantir que os experimentos com primatas e porcos sejam feitos com segurança e tem implementado novas técnicas para treiná-los. 

A Neuralink tem um recinto para primatas em Fremont que inclui brinquedos e televisores para manter os animais entretidos enquanto as pessoas verificam como seus implantes estão funcionando.

Nos últimos meses, os animais tiveram que ser soltos de suas gaiolas e contidos para que seus implantes fossem recarregados.

Mais recentemente, no entanto, a Neuralink desenvolveu uma configuração mais relaxada que permite que os primatas recarreguem sob um capacete em suas gaiolas enquanto comem. A empresa está construindo um recinto para animais muito maior em um campus em Austin, Texas.

Embora ainda em sua infância, a totalidade do trabalho que a Neuralink faz a torna a única empresa BCI de propósito geral. Outras startups se concentraram no cérebro, no olho ou na medula espinhal. Enquanto isso, a Neuralink realmente espera fazer tudo.

Charles Fábion

Baiano que gosta de curiosidades, desafios e charadas, criei esse site justamente para compartilhar meus hobbies, adoro novos desafios.

Um comentário sobre “Neuralink: quando Elon Musk pretende implantar chip no cérebro humano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *