5 dicas para economizar dinheiro usando tecnologia
O Dia Mundial da Poupança é comemorado em 31 de outubro em um contexto em que evitar gastos se tornou uma obrigação para muitas famílias.
Coincidindo com a comemoração desta data, decidimos compartilhar algumas dicas para facilitar a economia dos consumidores. Confira:
5 dicas para economizar dinheiro usando tecnologia – Foto: Gustavo Mellossa / Getty Images |
1. Acompanhe suas despesas
Identificar hábitos de dinheiro, fazer inventário e estudar as despesas da conta corrente ajudará a identificar em que você está gastando mais dinheiro. Recomendamos começar armazenando despesas fixas (como pagamento Netflix, aluguel…), para adicionar despesas variáveis dia a dia.
Ter um acompanhamento com um Excel ajuda muito a registrar quanto entra e sai da sua conta corrente. Além disso, lembre-se de que nenhum truque de economia é inútil se você não tiver a motivação necessária para fazê-lo.
Pense em um propósito específico para o seu dinheiro economizado, seja uma viagem, uma reforma em sua casa, um carro novo…
2. Use aplicativos de gerenciamento de economia
Se preferir classificar o seu dinheiro de uma forma mais fácil, pode utilizar uma aplicação de orçamentação que lhe permitirá gerir o seu dinheiro em qualquer lugar.
Existem aplicativos de gerenciamento de economia que permitem registrar cada despesa realizada e definir metas de economia individualmente ou em conjunto com outras pessoas que usam o aplicativo, para que você tenha um maior controle de suas finanças.
3. Use a regra de salvamento
A regra da poupança é muito simples e permitirá que você tenha controle de suas despesas para não desembolsar mais dinheiro do que o necessário. Esta é a regra 50/30/20 , segundo a qual 50% da renda é usada para despesas ordinárias (moradia, aluguel, compra de alimentos…), 30% é usado para atividades de lazer e 20% para poupança.
Este guia é muito simples e permite que você tenha um controle exaustivo das despesas para incentivar a economia. Se você é uma das pessoas que tem problemas para separar uma quantia específica do seu dinheiro, pode automatizar sua conta para que uma parte do seu salário seja transferida para uma conta poupança todos os meses.
4. Verifique o consumo de energia
A eletricidade aumentou durante o ano passado praticamente 30%. Por isso, a economia de energia é um fator que deve ser levado em consideração. Alguns truques como desligar as luzes quando não há ninguém em casa, desconectar aparelhos eletrônicos e ligar a máquina de lavar apenas quando estiver cheia ajudam a evitar o consumo desnecessário de energia.
Recomenda-se também pintar a casa com cores claras para ter uma casa mais iluminada, instalar um termômetro para saber a temperatura real e aproveitar o calor residual da casa para não ligar o aquecimento. Além disso, comparar taxas entre diferentes empresas ajudará você a obter um preço melhor.
5. Comparar é economizar
Plataformas de barganha e promoções permitem que você economize até 80% na compra de alguns produtos. Seja através de seu site ou aplicativo, os usuários podem encontrar e compartilhar descontos em todos os tipos de produtos, como viagens, equipamentos esportivos, veículos motorizados e têxteis.
Essas plataformas oferecem descontos significativos ao longo do ano e são uma visita obrigatória durante os principais dias de desconto, como Black Friday e saldos, quando os descontos são ainda mais significativos.
Portanto, seguindo essas cinco dicas, economizar será muito mais fácil e rápido do que você imagina.